Não precisamos de Diablo 4
A comunidade pede uma continuação da franquia, mas é necessário?
Recentemente a Blizzard Entertainment começou a recrutar Dungeon Artist para a franquia Diablo. Com isso, não demorou para os sites especializados começarem as suas especulações sobre um possível novo game da série.
Em uma visão "marqueteira", é óbvio que esses sites querem ganhar visualizações com possíveis rumores, mas na minha opinião como fã, jogador e jornalista, lançar Diablo 4 agora seria um desperdício de esforços, tempo e dinheiro. A comunidade não precisa de um novo game, eles precisam de conteúdos novos no game atual.
As vagas de emprego
Na verdade a Blizzard não está a procura de apenas Dungeon Artist. Em sua página de carreiras, ao todo são encontrados treze vagas para profissionais interessados em trabalhar na franquia Diablo: Dungeon Artist, Environment Artist, Senior Dungeon Artist, Technical Artist, VFX Artist, Senior Software Engineer (gameplay), Senior Software Engineer (graphics) , Software Engineer (gameplay) Software Engineer (graphics), Criative Director e Executive Producer.
Com exceção de Executive Producer, todas as vagas listadas acima são para trabalhar em um projeto não anunciado de Diablo (unannounced project). Também há outras vagas interessantíssimas que podem nos indicar o futuro da empresa, mas deixaremos isso para outro artigo.
Generalizando, é fácil achar que a Blizzard esteja trabalhando em um novo game da franquia. Na minha visão utópica, acredito que ela está trabalhando em uma grande atualização.
I, II, III... Piii
Tirando a história e as mecânicas, o diferencial mais aparente entre os três jogos da franquia Diablo está na sua parte gráfica e engine. Podemos dizer que os gráficos e a engine de Diablo 3 condiz com a atual geração de hardware do mercado, tanto para PC quanto para consoles. Lançar Diablo 4 nessa altura do campeonato nos proporcionaria dois tipos de produtos: um game com os mesmos gráficos ou um game que poucos poderiam rodar em suas máquinas (imagine Diablo 4 com requisito mínimo uma GeForce GTX 1080).
Se tratando de gráficos, Diablo 3 está muito a frente de seu maior concorrente: Patch of Exile. Digo isso porque o lançamento de um novo game só seria necessário caso houvesse a necessidade ou o desejo de uma atualização gráfica ou de engine. Fora isso, qualquer melhoria que fosse adicionada ao jogo poderia ser feita através de patchs e/ou expansões.
Fome de conteúdo
O que a comunidade anseia é a produção de novos conteúdos por parte da empresa. As temporadas já foram legais, contudo, os jogadores enjoaram pela falta de diversidade da mesma. Por mais que as recompensas cosméticas sejam diferentes, o gameplay continua o mesmo. Em outras palavras, os jogadores querem expansões.
Continuidade na história, novos mapas, novas missões, novos heróis, novos sets, novos desafios. Essas são as novidades que irão aquietar o coração da comunidade. Criar um novo título, trocando apenas o número, sem ter conteúdo periódico, irá nos levar pelo mesmo caminho.
E onde "diablos" é Ilhas Skovos?
No ato V, nos deparamos com um diálogo entre Tyrael e Lorath onde eles citam Ilhas Skovos. Para quem não sabe, Ilhas Skovos é tida como a terra das Amazonas. Some isso ao fato de Heroes of the Storm já ter um herói inspirado nessa classe proveniente de Diablo 2 e saberemos qual será a possível atualização de conteúdo de Diablo 3.
Como fãs da franquia e jogadores da série, devemos ir nos fóruns — que é o melhor lugar para conversar com a empresa — e expor nossos pensamentos, deixando de lado esse desejo insaciável por um título número quatro. Tirando isso, nos resta torcer para que todas essas vagas sejam preenchidas para que possamos ter atualizações de Diablo o quanto antes.
Imagine você como programador/artista que passou nessa vaga, começou a trabalhar pra bliz e caiu de paraquedas no projeto, quanto tempo não leva para se adaptar e posteriormente fazer com esmero e qualidade que a empresa tá acostumada a entregar? (Como programador garanto que leva tempo até se achar com os códigos de um outro lugar). Quando uma vaga dessa surge realmente os sites caem matando em cima do hype mas acreditem, demora um pouco para ver o trabalho dele, devemos só esperar que os planos funcionem e um bom conteúdo apareça no horizonte.
ResponderExcluirÓtima matéria :)
Obrigado Gabriel ;)
ExcluirOpa Fubarion, tudo beleza? As idéias da sua matéria são bem semelhantes ao que venho falando nos últimos meses. Venha o que vier a comunidade ta sedenta por novidades e vai consumir em peso! Ótima matéria. A propósito, aqui é o Mega. Valeu!!!
ResponderExcluir